Quem Somos e o Que Queremos?

UNIAPP – Universidade Autônoma Preta Popular

QUEM SOMOS E O QUE QUEREMOS?

              “E se tem uma coisa que eu sei, é que um muro é apenas um muro e nada além disso. Ele pode ser derrubado… Eu acredito que um navio perdido, conduzido por pessoas cansadas e mareadas, ainda poder ser guiado para atracar em casa…

                                                                                                            – Assata Shakur

Com as bênçãos da nossa Ancestralidade e no esforço de continuar o trabalho e a luta de quem veio antes: Salve África! Salvem os Novos Quilombos!

Qual o corre?

Na sequência de nossas lutas pessoais e da luta ancestral, aprofundando o processo de reflexão e vivência da afrocentricidade, se mostrou evidente a necessidade da construção de mais espaços nossos para produção e transmissão de saberes liberados – fora da zona de controle da casa grande -, que permitam alicerçar a prática política de nosso povo; como resultado, criamos a UNIAPP – Universidade Autônoma Preta Popular.

A UNIAPP se constitui como uma entidade educacional de base teórica, epistemológica e estrutural afrocentrada, que atua nos campos de formação, pesquisa e difusão de saberes. A função é juntar o aprendizado das ruas, do que se ouve dos mais velhos e mais velhas, das quebradas, com aquilo que a gente consegue filtrar dos livros, da academia eurocêntrica, da internet, numa nova elaboração: um espaço nosso pra trocar e construir ideias e práticas e buscar meios de solucionar nossas questões enquanto povo preto – com África como centro, nossa história como referência e nós mesmos enquanto agentes. ‘A gente peragente’.

Como uma organização autônoma, apartidária e sem fins lucrativos, voltada para Educação Popular Afrocentrada, nosso objetivo imediato é revisitar a ciência e sabedoria multimilenar africana, a trajetória das sociedades de África e Diáspora e as experiências, passadas e presentes, das lutas de libertação para construir registros dessa herança e disponibilizá-los à comunidade através de Cursos, Tradução de obras, Disponibilização de vídeos e livros de referência, Palestras, Editoração e  produção de mídias, Intervenções artísticas, Grupos de estudos, etc. Nossa intenção ampla é, através deste objetivo, promover a emancipação global dos povos de origem africana no mundo.

O conhecimento, e a produção de conhecimento, como um meio de luta e uma ferramenta para a luta. Como nos ensina o honorável Marcus Mosiah Garvey:

              “Um povo sem o conhecimento da sua história, origem e cultura é como uma árvore sem raízes”.

                      RBGVermelhoPretoVerde.

UNIAPP

Anúncios
Categorias: UNIAPP | 2 Comentários

Navegação de Posts

2 opiniões sobre “Quem Somos e o Que Queremos?

  1. Catarina

    Parabenizo a todos e todas que estão construindo a UNIAPP.
    Diante da realidade cotidiana dos afrodescendentes, fico feliz em saber que tem gente querendo contribuir de alguma forma.
    Desejo muita coragem e força. Para continuar nossa luta!

  2. Luciana Rangel

    Parabenizo todos envolvidos na UNIAPP, pela luta, coragem , resistência e dedicação; Para fazer um resgate de um povo, uma nação, uma terra, uma pátria mãe Àfrica. Gostei muito do blog, a Declaração é muito interessante! Vida longa a essa iniciativa autônoma e independente!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: